Divisões de Portugal

Oi pessoal. Quem vai ou já foi para Portugal morar ou “turistar” deve ter se deparado com alguns termos que nós, do Brasil, não somos acostumados, o que causa um pouco de confusão.  A gente sempre tenta fazer um paralelo com o Brasil para entender melhor. Então, para facilitar a minha vida e ajudar alguém que passe pelo mesmo problema que eu passei, resolvi fazer esse post resumido comparando com o que nós conhecemos no Brasil.

Divisão

O Brasil se divide em regiões, estados, municípios ( e bairros). Já Portugal se divide em regiões, distrito, concelhos e freguesias.

Brasil Portugal
Região Região
Estado Distrito
Município Concelho [*]
Município Município [**]
Bairro Freguesia
Bairro Bairro
*Concelho: divisão territorial, administrada por um município
**Município: autarquia local, constituída por diferentes órgãos

No Brasil, os municípios tem função territorial e autarquia local. Em Portugal, o concelho tem a divisão territorial enquanto o município tem a função de autarquia local.

Região [BR – Região]

A divisão por região em Portugal ainda está em discussão. Atualmente há duas propostas. Uma com cinco (5) regiões e outra com sete (7).

Abaixo estão duas ilustrações referentes a primeira proposta com cinco regiões (Norte [1][2],Centro[3][4], Lisboa[5][6], Alentejo [7][8] e Algarve[9][10]). A figura à direita tem uma visão mais detalhada.

Proposta com 5 Regiões

carte_portugal nuts3

Proposta com 7 Regiões

Distrito [BR – Estado]

Portugal possui 18 distritos mais duas regiões autônomas (Açores[11][12] e Madeira [13][14]). Cada distrito recebe o nome da maior cidade. Cada distrito tem um governador civil.

800px-Portuguese_Districts_Map_With_Names.svg_

Concelho | Município [BR – Município]

Os concelhos são geridos por um município que, por sua vez, é formado pela Câmara Municipal (no Brasil corresponde a prefeitura) e Assembléia Municipal. O concelho tem um presidente da câmara municipal, que no Brasil corresponde ao prefeito.

Concelhos de Porto Concelhos do Distrito de Lisboa
20180310022246_mapa_do_distrito-porto Concelhosdelisboa

Freguesia [Bairro]

A freguesia é uma subdivisão dos municípios, podendo ser considerada como um pequeno município pois é uma autarquia local, com as mesmas funções mas em menor escala. Desse modo, Portugal vai de Região à Freguesia.

No Brasil, a menor unidade administrativa é o município, ou seja, vai de Região à Município. Depois de município, o que conhecemos são os bairros. Em Portugal, as freguesias estão para nós, entre os bairros e municípios. Por isso acaba sendo um pouco confuso esse conceito de freguesia.

Para mim, as freguesias estão mais para municípios do que para bairros. Porém, o que mais vejo em outros posts são comparações de freguesia com bairros. Aí fica a gosto do freguês ;-).

Resumidamente, eu diria que freguesia é como um grande bairro com burocracias ou um pequeno município com menos burocracia :D.

800px-Lisboa_freguesias_2012.svg_

1200px-porto_freguesias_2013.svg_

Uma série de vídeos sobre as freguesias de Porto você encontrará aqui.

Bairro [BR – Bairro]

Após as freguesias, outra divisão em Portugal são os bairros, agora bem mais semelhante ao que conhecemos no Brasil.

Alguns bairros são: Alfama, Graça, São Vicente, Mouraria, Baixa Pombalina, Chiado Bairro Alto, Santa Catarina,São BentoPríncipe Real, AmoreirasEstrela, Campo de Ourique, Belém, Ajuda, Parque das Nações, Baixa Lisboa, Alvalade, AreeiroAnjosSantos, Madragoa, Lapa, AlcântaraCais do Sodré, Benfica.

Aqui um mapa iterativo onde você encontra alguns bairros no mapa. E a seguir links que exploram mais os bairros.

Não encontrei um mapa bacana que representasse todos os bairros de Lisboa, então adicionei três só pra facilitar. Cada um deles te leva pra outros posts bacanas.

barrios-lisboa 18830918_guwpq LisboaFreguesias

Você também pode escutar sobre os bairros sociais, que seria como nosso conjunto habitacional.

Cidades, vilas e aldeias

As cidades, vilas e aldeias estão relacionadas a densidade populacional:

  • Aldeias: normalmente são em áreas rurais, tendo suas principais necessidades atendidas por outras localidades
  • Vilas: mais desenvolvidas que as aldeias mas menores que uma cidade, com atividades comerciais próprias mas nem sempre independentes.
  • Cidades: grande número de população, recursos próprios, grande número de atividades comerciais e prestação de serviços, como hospitais e transportes.
Aldeia Vila Cidade
27068853775_a7f93c9399_h-e1492712802383 obidos cidades-de-portugal

Post Relacionado

Referências

Advertisements

Comments are closed.

Blog at WordPress.com.

Up ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: